➸ Mulher Vermelha ♥

Cada vez que escrevo um bom poema é mais uma moleta que me faz seguir em frente.

sábado, 6 de agosto de 2016

amor é liberdade

Sem rodeios, vamos direto ao ponto: você e seu parceiro não nasceram grudados! Antes de se conhecerem a vida corria bem, então qual é o motivo que te faz pensar que agora que são um casal, só porque ele quer ter um tempo para fazer algo sem você, o mundo vai acabar? O mesmo vale para os rapazes, é óbvio. Parece muito razoável que as pessoas tenham vida própria e particular além do relacionamento, afinal, estar com alguém é uma escolha e não um castigo. Se alguém escolheu estar com você essa pessoa também tem o direito de escolher NÃO estar aí às vezes! E tudo bem com isso.
Falar sobre momentos particulares em um relacionamento a dois sempre soa como se fossemos cúmplices de um criminoso ou alguém que não merece confiança, mas é justamente o oposto. É totalmente aceitável que pessoas sintam vontade de conversar com amigos sobre qualquer coisa sem ter o parceiro ao lado, que queiram comer sozinhos às vezes, ir à livraria, dar uma volta de bicicleta, fazer qualquer coisa sozinho, e sabe por quê? Simplesmente porque as pessoas podem! O que não podem é achar, nem mesmo por um segundo, que possuem algum controle sobre o tempo e as vontades alheias. Parceiros possessivos são um dos motivos mais comuns pelo qual casais se separam, lembrem-se disso.
Ninguém aqui está defendendo pessoas que querem sair sozinhas para esconder puladas de cerca, ou para enganar o outro, até porque esses comportamentos não ajudam relacionamento algum. Eu estou falando do direito básico de gozar de suas próprias liberdades. Estar num relacionamento não nos torna menos humanos e tirar um tempo para si, acredite ou não, é uma necessidade humana básica. As pessoas precisam variar a companhia, encontrar gente diferente, falar sobre novos assuntos, em resumo, viver! Fernando Pessoa disse o seguinte uma vez: “a liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo”, ou seja, se você não tem paz para ficar um pouco consigo mesmo ou livre para fazer suas coisas longe do seu parceiro ou parceira, alguém está te escravizando.
Qual é a chance de vocês terem novos assuntos e novidades para contar se não têm vida própria? As pessoas se tornam interessantes quando absorvem informações e experiências de outras fontes. Quando um casal se forma, boa parte do que os mantém unidos são suas características pessoais, interesses e conhecimentos. Como isso pode continuar sendo interessante se os dois não têm espaço para novas vivências? Ficar juntinho é ótimo, desde que seja um comum acordo. Mas é fato que, de vez em quando, as pessoas precisam do próprio espaço de volta. E isso não tem nada a ver com ficar com outras pessoas. Vou dar um exemplo próprio: eu nunca consegui escrever uma única linha perto da minha namorada. E olha que além do CSV, escrevo para o meu blog pessoal com certa regularidade. Não adianta, é um momento meu, que eu faço questão de manter totalmente particular. Isso não significa que estou escondendo algo dela, entende?
Quanto menos espaço você tiver ou der no seu relacionamento, mais sufocante ele vai ser. E mesmo que tudo pareça muito bem e que vocês se bastem tendo apenas um ao outro, mais cedo ou mais tarde vai acabar o ar e vocês vão precisar respirar para não morrerem sufocados. Ao invés de deixar as coisas chegarem a esse nível estressante, permita-se curtir a sua própria companhia e deixe que seu parceiro faça o que quiser fazer enquanto isso. O relacionamento de vocês agradece!

Daniel Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifestos



Essas palavras que eu escrevo, me protegem da completa loucura.