➸ Mulher Vermelha ♥

Cada vez que escrevo um bom poema é mais uma moleta que me faz seguir em frente.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

São Paulo: A cidade dos extremos

< Shopping Morumbi, Av Roque Petroni Jr; Marginal Pinheiros; Palco de importantes atos que fizeram a história do Brasil, São Paulo é a quinta maior cidade do mundo, cidade esta que é o coração do nosso país, social e economicamente falando. Uma cidade de riquezas, de vitórias e de amor, desde seus primórdios reconhecida por sua luta e seu povo. Lar da Av.Paulista, do Museu do Ipiranga, Catedral da Sé e tantos outros pontos que além de beleza, possuem história. Porém, em contraste com esta majestade que sem dúvida, é São Paulo, há o lado reles da pobreza e da miséria. Comovidos pela beleza e pela fama de São Paulo como 'cidade das oportunidades', milhares de brasileiros de todas as regiões do país migram para cá; chegam sem estrutura alguma e sem nenhuma assistência, por consequência, acabam se alojando em áreas de risco ou de mananciais, formando favelas e comunidades sem qualquer estrutura física e social. Em São Paulo, são inúmeras as favelas existentes sem um apoio social, econômico e cultural, que crescem a cada dia. São Paulo é reconhecida pelo seu poder econômico e pontos históricos e turísticos, o "lado bom";e milhares de pessoas vivendo na miséria, abandonadas, esperando por uma primeira atitude. Que não fique subentendido que considero a São Paulo uma cidade sem valor algum, só com imagens; porque não é, São Paulo é uma cidade de lutas e conquistas, merecendo ser tratada com respeito e cuidado.
Morro do Vera Cruz, SP;
A cidade dos extremos, e como extremos, absolutamente diferentes e desiguais, que merecem ser expostos e analisados na busca de uma reação tão necessária, de nossas instituições governamentais e da sociedade; São Paulo merece ser conhecida por sua beleza, riqueza, evolução, como cidade mais importante do país merece cuidado de todos. Agora, fica a questão: é possível haver riqueza sem miséria ?
Renata Oliveira

6 comentários:

  1. Sim. É possível haver riqueza sem miséria, mas, não em um sistema capitalista. No capitalismo, assim como na natureza, o mais forte sobrevive. O problema é que o mais forte neste caso é quem acumula mais capital, ou, quem recebe este capital hereditariamente. A ascensão social existe, mas é uma exceção.

    é... pelo menos é o que eu acho.

    Abraçs

    ResponderExcluir
  2. Sim numa sociedade socialista é possível, mas São Paulo é capitalista & isto não mudará.


    FAIL,

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Aí está a questão:

    "É possível haver riqueza sem miséria?"

    Eu conheço bem São Paulo, Sampa, Terra da Garroa. Vou muitas vezes a
    São Paulo e gosto dessa "Mulher Feia, mas Interessante".

    E dá vontade de perguntar:

    Quem pisa as tuas pedras?
    os que te amam,
    os que morrem em ti,
    Os que morrem por ti,
    os que se alegram
    nessa tua vivacidade
    de menina tornada mulher,
    sempre acordada,
    sempre cantante,
    sempre colorida,
    sempre amada?

    Penso que sim - esses te amam...

    Mas tu és diferente
    Reconheço e louvo essa diferença.

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  4. Diferenças sempre são saudáveis, mas e a desigualdade ?

    ResponderExcluir
  5. Acredito que há desigualdade em todos os lugares e a história da humanidade sempre fora marcada por desigualdades. Li seu post, pois o título me chamou demais a atenção. É terra da garoa, minha terra natal, que amo demais. Muito bem colocado o seu questionamento, no fim do texto. Vou guardar comigo e buscar uma resposta.
    Parabéns pela iniciativa.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Acredito que todos aqui amem São Paulo, ou a adimirem. Mas existem sociedades com igualdade :} Obrigado, Drikaa , pela visita e pelo coment #

    ResponderExcluir

Manifestos



Essas palavras que eu escrevo, me protegem da completa loucura.