➸ Mulher Vermelha ♥

Cada vez que escrevo um bom poema é mais uma moleta que me faz seguir em frente.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Despedida 2014

A gente ama, luta pelo amor, enfrenta família, arrisca a pele. E a pessoa te devolve com falta de caráter. Você entrega seus sonhos, sua rotina, seu corpo, sua vida. E a pessoa ainda exige que você acate as palavras dele pra que o faça feliz. Nosso amor não deu certo por causa disso, você não queria me  ver feliz, você queria ser feliz. Queria fazer o que te rotulasse como bom namorado, como namorado comprometido e preocupado. E eu só queria ser feliz hoje, amanhã e depois. Você queria um apoio, um escoro, alguém pra aguentar suas crises e "te apoiar". Mas você não aceitava minha opinião divergente da tua, meus propósitos que desencontravam os seus e minha fé que não acreditava na sua. Realmente, suas palavras são comoventes, mas servem apenas para isso. Suas ações são tolas, ébrias, sórdidas. Você é do pior tipo de pessoa que existe, as sem caráter que fingem ser corretas. Literalmente, um idiota. Te amei enlouquecidamente, fiz por você o que não fiz por ninguém. E o que ganhei de volta? Mentiras, desconfiança, ofensas, tristezas, loucuras. Eu não fiz o que você queria, e você arranjou meios de me controlar, de se impor diante de mim. Você me conquistou e jogou fora, você me decepcionou mais que todos os dias de 2014. Você me iludiu, se fingiu, se mentiu. Você é inescrupuloso. Você me fez triste. E hoje, desejo apenas que você colha tudo que em 2014 você plantou, e que seja feliz. Porque aqueles que descontam suas tristezas nos outros, e desejam a infelicidade do próximo não merecem minha companhia ou preocupação. Você nasceu e morreu pra mim no mesmo ano, não vingou.

Renata Oliveira

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal

Nunca havia sentido o pós-dor de maneira tão forte. Faz um ano que você se foi e deixou um rombo em nossa família, vazio que jamais será preenchido. Pior  que a despedida, é a lembrança da despedida, o silêncio ensurdecedor da ausência. Como diria nosso irmão, a minha vontade é me trancar num quarto escuro e esperar que eu vá embora também. Mas a vida nos deixou aqui, nos deu presentes que que até compensam a sua falta, mas nada que nos faça esquecer. A alegria, a espontaneidade, a risada fácil, tornou-se um natal de reflexão e saudade, de quietude. Você nos deu uma enorme lição, e disseminou o amor ainda mais em nossos corações, pena que tenha sido de uma maneira tão cruel, tão sofrida.

Renata Oliveira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

#EuEscolhiEsperar

Queria ter entendido o sentido do #EuEscolhiEsperar antes de ter passado por tudo isso, engraçado é que tem gente que ainda tira sarro dessa expressão. O que passei, o que fiz tanta gente passar, era absolutamente desnecessário. Eu podia ter ficado na minha, não ter vivido tantas coisas. Mas ao mesmo tempo em que lamento não ser alguém virgem de sentimento, também me regozijo por ter feito tudo que minha mente e corpo quiseram. O único problema é que não sou inteiramente assim, eu me preocupo. Eu quero um amor que dispa no meio da praia, mas também quero alguém que caminhe comigo pela avenida de mãos dadas. Aquele que não liga se alguém viu se ele me beijou, mas que aceita mudar prum apartamento com um mês de namoro. Nunca soube amar pela metade, até aqueles que não mereciam um terço do meu amor. Mas chegou num nível que não posso me atrever a ter todas as emoções do mundo dentro de mim, já não aguento o fardo de ser quem sou e de amar quem amo, de me apaixonar por quem me apaixono. E hoje, por todas as dores que carrego no meu peito que jaz frio aqui, eu escolho esperar. Esperar até que a dor cesse, esperar até que a pessoa certa chegue, esperar até que o espaço seja meu e que meu coração esteja livre de novo pra ser de alguém. Nunca pensei que eu falaria o que disse a ele, "tudo bem", faz o que te faz feliz. Eu vou sofrer agora, mas na fé de Epicuro, um prazer e uma felicidade absoluta ainda está por vir. E estarei aqui, parada, pregada, esperando ela chegar.

Renata Teixeira
"Tive medo, ah como eu chorei. Eu sofri, em segredo, tudo isso, hoje cedo."

sábado, 20 de dezembro de 2014

Vivendo!

"Você tem que morrer algumas vezes antes de realmente viver."

CB

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

"E ai você me liga, e é como se mais nada existisse"

O amor tem mó jeito covarde de partir
vai embora como se tivesse indo ali
deixa nós ocupado a discutir sem ter cuidado
e querer sumir calado por ver que ele virou passado
meu habitat natural é do teu lado (não)
melhor batida que já ouvi é do teu coração (não!)...
se sabe minha cabeça é mó confusão
é como a vida se sente que tem,mais num tem explicação
preciso de um bar de uma conversa boa
sei la,me apega a outras pessoas
ou só honra o que eu disse
e ai se me liga e é como se mais nada existisse ♫


Emicida

domingo, 14 de dezembro de 2014

Mas não posso imaginar o que vai ser de mim, se te perder um dia

Família é um negócio engraçado, a gente briga, discorda, implica, mas ama. Eu lembro que sempre amei incondicionalmente minha família, mas também lembro que demorei pra entender o que isso significava. Não adianta dizer que ama e não mostrar em atos, não adianta declarar amor e não doar o tempo. E por vocês eu faço o que for preciso, por vocês eu viro o mundo do avesso se necessário. Somos a copa de uma árvore com raízes profundas, e raízes de amor. Somos as flores que já começaram a gerar frutos, e frutos que merecem toda nossa loucura. Minha família é meu lugar, e no meu coração está vãs um de vocês embalados em folhas de ouro com laço vermelho. Minha família, minha dádiva.

Renata Oliveira

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A distância apaga a saudade

Palavras de um homem sábio: Briga demais faz mal, não aproxima, é nessa hora que da vontade de bater. Não sei se já tomou uma decisão certa na vida, daquelas da qual não se arrepende, mas que doem o dobro. Sinto sua falta como seu não existisse parte do meu corpo, mas quando busco acreditar nas suas palavras passadas e nas possíveis e futuras, eu não acredito em nenhuma sílaba. Você foi dono do meu amor e agora é dono da minha dor. Nunca imaginei isso pra nós, por tudo. Você era minha esperança dum amor tranquilo, de fé, consciente e adulto. Mas de novo eu fui ferida com as inconsequências e dores do outro. O que mais me angustia é pensar que em momento algum entendeste isso, que meu coração já vinha muito ferido é que tinha encontrado paz em você, paz que você transformou em tormenta. Eu já tinha doído demais, me esforçado demais, pra te que passar por tudo de novo, pelas mesmas promessas de mudança, pelos mesmos "eu vou tentar". Nunca fui tão feliz com minha tristeza, nunca fui tão completa com meu silêncio. Tenho sua ausência latejante, mas tenho também a consciência de que já não posso me fazer mal. Espero, calmamente, a convalescença. Ela já veio antes, vira outra vez me visitar.

Renata de Oliveira

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

É impossível ser feliz sozinho

É como disse o poeta, é impossível ser feliz sozinho. Tem sido imensamente prazeroso ir aonde quero, fazer o que eu quero, dormir até as 17h e não me preocupar se alguém precisa de mim ou não. Mas é triste, na mesma proporção. Não tenho porque trabalhar a semana toda e ansiar pelo fim de semana, não tenho pra quem comprar presentes nas datas comemorativas, até lembro de você quando vejo coisas na vitrines, ouço músicas e planejo algo, mas já não tenho você pra compartilhar minhas vontades. A parte mais difícil de tudo isso é me adaptar a mim mesma, eu sozinha não tenho uma parte legal, e preciso aprender a ter. Preciso pensar em mim, nos meus planos, nos meus objetivos. Preciso pensar nos sonhos, nos desejos, até naqueles mais profundos, que guardei no baú há uns anos. Preciso lembrar da kit net, das garrafas de whiski e vinis, do som ambiente. Preciso lembrar da Renata, a mulher vermelha.
Renata de Oliveira

domingo, 7 de dezembro de 2014

Mutilada

Você amputou meu coração quando ele mais precisava da sua presença, tirou um pedaço quando ele se enfeitava pra ser seu pra sempre. Dói, hoje, nos caminhos que percorro ver o quanto poderia ter sido e não foi, ou como foi diferente. Amor, cê me faz falta. Desde os dias gélidos até os de sol, do travesseiro ao caminhar na rua, do abraço ao amor. Por que então fizeste isso? Pq acabastes com o que era nosso?

"Não posso viver sem minha vida, não posso viver sem minha alma"

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Falta, tanta falta!

A ausência dele me machuca, mas também me faz mais forte. Era como a morte de toda a minha esperança, de tudo que um dia eu esperei da emoção de ser só dois. Eram minha a ultimas forças, foram minhas últimas lágrimas. Amei enlouquecidamente, o único a quem chamei de noivo. É estranho ver os sonhos morrerem e saber que eles precisam morrer, é difícil aceitar que tudo que você mais quis talvez não seja o certo e nem o melhor pra você. Mas se é sua felicidade, quem saberá o que é certo pra você? Abriria não do Direito, da Promotoria, pela casa com minha cara, o berço e o quadro na parede com nosso retrato em banco e preto. Largaria o salário, as noites na rua, os prazeres mínimos pelo prazer de ser e fazer o outro feliz. Mas não foi assim que aconteceu, não foi assim que terminamos. É difícil entender que vivemos para fazer o outro feliz, e não para sê-lo. Mas ainda pior, é continuar disposta a cumprir essa missão diante de ofensas, de críticas, de dores que não são do casal. Será que desaprender amar meu Deus? Será que doeu tanto que eu já não consigo ir além de mim?  Sei que dói é que faz falta. Uma paz dolorida, mais ainda assim, paz.

Renata Oliveira

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O sentido da vida: É pra frente!

Ruim é quando pra ser feliz temos que acatar o que o outro diz. Jamais quis te impor minhas vontades, meus anseios, mas sempre os deixei claro. Jamais quis que você fosse outro, somente não gostei de quem eras quando não aceitou o que sou. A ilusão da paixão é inebriante, e a esperança da felicidade nos cegou. Quero acreditar hoje que é possível ser feliz como fomos, quero poder me iludir sinceramente outra vez. Um dia. Mas até lá, a dor de ser só uma recordará meus fracassos, minhas ilusões, minhas esperanças findas num amor adolescente, num amor inteiro, completo. Fostes um difícil começo, meio e fim.

Renata Oliveira

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fica comigo, Senhor!

De repente estar sozinha passou de alívio a tormenta. A solidão de ser só eu ainda me traz você, e a dor é insuportável. De repente entendi aquela de que os amigos e a família seriam a base, sem eles meus últimos dias teriam sido de intensa agonia. Por que, meu Deus, eu não posso amar um amor feliz? Por que não posso ter a paz de ser só dois? Por que hoje já não tenho força pra enfrentar os tempos ruins? Meu coração em carne viva está, e se esconde nesse corpo frio e gélido.  Daria tudo pela força dos primeiros anos, dos primeiros dias, da crença que o amor tudo supera, tudo crê, tudo espera. Vê a que ponto cheguei Senhor? Nem a tua palavra se salvou do meu ceticismo. Mas eu espero, e ainda, acredito. Isso é ilusão, fase que me prepara pra alegria que está por vir, pro amor perfeito que, também, o Senhor preparou pra mim. Mas não esquece, cuida desse coração cheio de dor, dessa alma cheia de marcas e esperar. Fica comigo, porque a noite é fria e escura e já não sei me encontrar.  Amém!

Renata Oliveira 



Essas palavras que eu escrevo, me protegem da completa loucura.